Como Cuidar do Seu Pet em Dias Quentes • 15 Dicas para Cuidar do seu Pet no Verão

Sabia que seu pet também sofre nos dias quentes do verão? Confira como cuidar do seu pet em dias quentes.

Como Cuidar do Seu Pet em Dias Quentes 15 DICAS-1

Eles também sentem a elevação da temperatura no ambiente.

Em períodos mais quentes como o verão, é muito comum a desidratação, machucados nas patas, queimaduras e até mesmo choque térmicos.

Em cachorros o choque térmico é comum em períodos de altas temperaturas e se não tratado imediatamente, pode ser fatal.

O choque térmico pode ocorrer por exemplo, quando o pet é deixado em espaços fechados e apertados e que tenham pouca ou até mesmo nenhuma forma de ventilação e com grande umidade como por exemplo: carros, períodos do dia que tenha muito sol e pouco vento, parques e praias que não tenham sombras.

Mesmo em dias em que a temperatura está amena, se não há uma boa ventilação e umidade, os pets também podem sofrer e muito com o calor.

Os animais não possuem glândulas sudoríparas que ajudam a liberar o calor, por isso eles precisam de outras ajudas para diminuir o calor.

Dicas pet: Como os pets transpiram?

Os cachorros transpiram pela língua.

Já os gatos fazem essa transpiração pelas almofadas que tem nos pés.

Para ajudar seus pets naqueles dias mais quente do ano, falaremos sobre como você pode fazer com que eles sintam menos os efeitos do calor.

Dicas de como cuidar do seu pet em dias quentes

1 - Procure fazer passeios ao ar livre em horário que tenha pouco sol

Se o horário que você leva seu pet para aquela voltinha é na parte da manhã, faça esses passeios antes das 10h da manhã ou até mesmo a tarde após as 16h pois, nesses horários a incidência dos raios solares serão menos intensos e mesmos após esses horários dê preferencia para lugares sombreados que tenham muitas árvores e até mesmo grama. Evite o asfalto já que pode ainda estar quente e as patas dos pet são sensíveis e esquentam rapidamente.

2 - Dê atenção a hidratação do seu pet

A água para nós seres humanos é importante para podermos repor o que perdemos através do suor.

Da mesma forma os nossos pets, eles também precisam se hidratar para que eles possam repor o que perderam através do suor. Assim você poderá oferecer a ele água fresca, água de coco ou até mesmo suco de frutas.

Pode ser que as vezes não percebamos nossos pets transpirando mas, devemos redobrar a atenção em dias quentes e assim, estar oferecendo a eles água em intervalos pequenos para que assim eles possam garantir a hidratação na medida certa.

3 - Atenção com o chão muito quente

Nós sabemos o quão desconfortável é andar em pisos quentes não é mesmo?

Para seu pet não é diferente. Eles sentem o mesmo desconforto que nós seres humanos.

Por isso, é importante redobrar os cuidados referente ao piso em que nossos pets vão pisar em dias de calor elevado pois, a temperatura quente pode até mesmo causar queimaduras nas patas do pet e nós nem mesmo percebamos isso. 

4 - Pelos escuros atraem mais calor, assim como o excesso de pelos 

Se o seu pet tem pelo muito escuro redobre ainda mais a atenção já que ele pode absorver muito mais raios solares e assim como consequência, sentir muito mais calor.

Como já mencionado, sempre tenha água fresca e ofereça a ele em pequenos intervalos e evite caminhadas com ele em períodos em que o sol estiver muito forte. cuidar do seu pet em dias quentes

Agora se o seu pet tiver um pelo excessivo, o que pode acontecer com alguns cachorros e até mesmo gatos, uma boa opção para proteger seu pet das altas temperaturas seria a tosa.

O ideal é que pelos longos sejam deixados para o período do outono e também do inverno.

5 - Após a caminhada não deixe seu pet ir diretamente para o banho gelado

Não deixe que seu pet vá para um banho gelado para se refrescar ao chegar de uma caminhada em dias quentes.

Tomando esse cuidado, você evitará que ele tenha um choque térmico. cuidar do seu pet em dias quentes

O ideal é colocar o ventilador por alguns minutos na frente do seu pet ou até mesmo coloca-lo se possível numa sombra refrescante e, depois de algum tempo colocar seu pet no banho com uma água mais fresca.

6 - Banhos refrescantes durante o dia podem ajudar seu pet a amenizar o calor

Banhos frescos também podem ajudar o seu pet a se refrescar em dias muito quentes ainda mais se você não levou ele para dar aquela voltinha.

Você pode usar uma bacia grande com água, coloca-lo dentro e jogar água nos pelos do seu pet.

Outra opção (mas essa é para quem tem espaço externos maiores) são aqueles irrigadores de jardim.

O banho na bacia é uma estratégia interessante para ajudar os gatos a se refrescarem, já que eles não tem o costume de gostar do contato com água.

Como Cuidar do Seu Pet em Dias Quentes 15 DICAS-2

7 - Cuidados na praia e em parques

Caso você esteja em um parque ou até mesmo praia que aceitem pets, verifique se o seu amiguinho de 4 patas tenha um local com sombra, bastante ventilação e logicamente água fresca a disposição.

Caso você verifique que não há esses requisitos, o melhor seria não levar seu pet e deixá-lo em um lugar seguro descansando.

8 - Use protetor solar para pets

Seu pet costuma fazer passeios ou até mesmo dog walker e tem pelo curto e claro e mucosas claras?

Nesse caso, o ideal é passar protetor solar no pet antes do passeio. cuidar do seu pet em dias quentes

Lembre-se de usar protetor solar que seja próprio para pet mas, caso você não encontre um especifico para pet, poderá usar no pet um protetor para peles sensíveis ou até mesmo protetor solar para crianças.

Dê atenção especial em áreas do corpo do seu pet onde a pelagem é menor e assim, ficam mais expostas ao sol como por exemplo: focinhos, orelhas e também ao redor dos olhos.

9 - Não exagere nos exercícios nos dias de calor com o pet.

Exageros nunca são bem vindos.

Por isso, tenha cuidado para que o seu pet não ultrapasse os limites.

Como aliviar o calor do cachorro

Você pode fazer pausas frequentes nas brincadeiras e até mesmo nos exercícios e nos intervalos você poderá oferecer água, sucos ou até agua de coco para que ele possa se hidratar.

10 - Nunca deixe seu pet sozinho no carro mesmo em dias mais frios

Como refrescar o meu cão

Esse cuidado não é valido somente para os dias mais quente do ano.

Essa dica é válida para qualquer época do ano: Nunca deixe seu pet sozinho no carro mesmo que seja por 5 minutos e com janelas abertas.

Porque dentro do carro, a temperatura pode subir até 5 graus em pouquíssimo tempo. 

Mesmo que as janelas estejam abertas, nesse caso não ira ajudar em absolutamente nada.

Você pode estar pensando: Mas se eu deixar o ar condicionado do carro ligado? cuidar do seu pet em dias quentes

Mesmo assim, o ar condicionado também não vai ajudar em nada pois, ele pode desligar sem que você se de conta disso e assim, levar o pet à morte por inalação de gases tóxicos.

11 - Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto que seu pet está demonstrando

Se você notar que seu pet esta ficando ofegante, com dificuldades para respirar, se ele esta salivando muito, se ele estiver prostrado não querendo fazer nada, também não quer andar, nem comer, nem beber água é bom ficar com o sinal vermelho ligado.

Mesmo que você observe alguns desses sinais mesmo que de forma leve, ofereça imediatamente ao seu pet um período de descanso de preferencia na sombra e ofereça água, suco ou até mesmo água de coco.

Já se os sinais mencionados acima for de intensidade mais grave, o melhor a fazer é leva-lo o mais rápido possível para um veterinário. cuidar do seu pet em dias quentes

Se um cachorro ou até mesmo um gato esteja muito ofegante e com dificuldades para respirar, salivação em excesso, aumento da frequência cardíaca e respiratória, muito parado ou até mesmo agitado, perda de consciência e até convulsões, fraqueza muscular, esteja vomitando, esteja com a língua e as mucosas azuladas ele pode estar com choque térmico e por isso, não deve se perder tempo.

Para ajudar seu pet nessa situação até chegar ao veterinário, você pode colocar sacos de gelo nas axilas e na região da barriga e também entre as patas traseiras, também poderá ligar o ventilador ou o ar condicionado do carro e leva-lo a uma clinica veterinária mais próxima para que seu amiguinho de 4 patas possa ser examinado.

12 - Animais com focinho curto exige cuidados extras

Como amenizar o calor nos cães

Animais com focinhos curtos como os Pug, Shih-Tzu, Bulldog e também os gatos persas, são muito susceptíveis a choque térmico e hipertermia.

Esses pet em especial precisam de cuidados extras sendo assim, limite os exercícios com pausas maiores, ofereça sempre água fresca, suco de frutas ou então água de coco e claro, fuja do sol e do calor.

13 - Tenha cuidado com piscinas e mar

Assim como já vimos que não podemos deixar os pet sozinhos no carro, o mesmo se dá quando falamos de mar e piscinas.  Nunca devemos deixar os pet sozinhos em mar e piscinas.

Se você quiser entrar na água com o seu amiguinho de 4 patas, você terá que ir fazendo com que ele se acostume aos poucos a entrar na água juntamente com você.

Assim como ocorre com as crianças, os pets também devem ter supervisão o tempo todo e, quando possível, colocar coletes salva vidas próprios para cães.

14 - Tenha cuidado com janelas e varandas

Em épocas mais quentes, é muito comum os pets ficarem mais próximos das janelas e varandas.

Dessa forma, é muito comum ocorrerem de pets caírem de janelas de andares mais altos tanto de prédios como também de casas.

Mas a boa noticia é que pode-se evitar esses acidentes colocando grades e até mesmo telas.

15 - Redobre a atenção com pulgas e carrapatos

É muito comum em épocas mais quentes e úmidas, aparecerem carrapatos e pulgas.

Por isso a importância de estar em dia com o plano de prevenção para evitar esses parasitas.

Alguns produtos que podem ajudar a proteger o seu pet do calor

Protetor Solar Para Cães E Gatos Leave on 50g Pet Smack

Oferta
Protetor Solar Para Cães E Gatos Leave on 50g Pet Smack
98 Avaliações
Protetor Solar Para Cães E Gatos Leave on 50g Pet Smack
  • Com extrato de Manteiga de karité, confere de 45 a 55% de proteção dos raios UVB, conservando a cor e a força da pelagem.

Last update on 2024-03-04 at 00:47 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

Hidrata e protege o pelo da radiação solar. Indicações/Recomendações: Cães e Gatos. Proteger os pelos da radiações UVB, hidratar, facilitar o desembaraço e prevenir a quebra dos fios durante a escovação.

Aplicar pequenas quantidades na palma da mão, friccionar as mãos, espalhar nos pelos úmidos ou secos e escovar. Nas calosidades ou áreas ressecadas da pele, aplicar 1-2 vezes ao dia, conforme a necessidade ou indicação do veterinário.

Com extrato de Manteiga de karité, confere de 45 a 55% de proteção dos raios UVB, conservando a cor e a força da pelagem.Não contém produtos químicos abrasivos ou danosos, isento de corantes. – Tipo de produto: Protetor Solar – Embalagem: 50g

Coleira Antipulgas e Carrapatos Bayer Seresto para Cães e Gatos de até 8kg

Oferta
Elanco Coleira Antipulgas E Carrapatos Bayer Seresto Para Cães E Gatos De Até 8Kg
4,130 Avaliações
Elanco Coleira Antipulgas E Carrapatos Bayer Seresto Para Cães E Gatos De Até 8Kg
  • A coleira Seresto oferece longa proteção, mantendo seu pet protegido por até 8 meses contra a ação de carrapatos e pulgas. Seresto não possui cheiro, não solta pó e é...

Last update on 2024-03-04 at 03:04 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

A coleira Seresto oferece longa proteção, mantendo seu pet protegido por até 8 meses contra a ação de carrapatos e pulgas. Seresto não possui cheiro, não solta pó e é resistente à água. A coleira Seresto se distribui pela pele, pelos e camada lipídica e age por contato, evitando que parasitas piquem seu pet.

A coleira Seresto tem as apresentações P e G, com indicação para gatos e cães de até 8 kg e cães acima de 8 kg. Recomendada para cães a partir de 7 semanas e gatos a partir de 10 semanas de idade. 

Princípio ativo: Imidacloprida e Flumetrina

Até 8 meses de proteção contínua para cães e gatos

Seresto oferece uma camada de proteção para o pet, eliminando o parasita antes que ele pique o animal, atingindo eficácia acima de 99,8% na eliminação das pulgas em até 24 horas após a colocação da coleira. Pulgas reinfestantes são eliminadas em até 2 horas após o contato e carrapatos em até 6 horas.

A ação eficaz por contato de Seresto, que evita que o parasita pique o animal, também auxilia na diminuição das alergias, irritação e incômodo causados pelas picadas.

Bebedouro Gato Tipo Fonte, Bebedouro Fonte De Água Para Cães Gatos Elétrico Pet,Substituição Do Filtro Da Fonte Para Gatos - 1,8L

1.8L Bebedouro Gato Tipo Fonte, Bebedouro Fonte De Água Para Cães Gatos Elétrico...
6 Avaliações
1.8L Bebedouro Gato Tipo Fonte, Bebedouro Fonte De Água Para Cães Gatos Elétrico...
  • 🐾A capacidade de 2L (67oz) torna esse bebedouro para animais de estimação ideal para cães de raças pequenas e médias e para todos os gatos. Você não precisará...

Last update on 2024-03-04 at 02:41 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

Este produto é ideal tanto para cães de porte pequeno a médio quanto para gatos.

Com uma capacidade de armazenamento de água que dispensa reabastecimentos frequentes, ele permite que seu pet tenha acesso a água fresca por até uma semana, facilitando viagens sem preocupações.

O bebedouro oferece dois modos de fluxo de águaTorneira e Fonte – que não só capturam a atenção do animal, incentivando-o a beber mais água, mas também contribuem para a prevenção de problemas de saúde, como doenças renais e urinárias.

Seu reservatório transparente permite monitorar o consumo de água do pet em tempo real, facilitando a decisão de quando reabastecer ou limpar.

Projetado para ser prático, o bebedouro tem peças removíveis que simplificam a substituição e a limpeza.

A bomba de água, com tecnologia avançada, assegura eficiência e silêncio (≤25dB).

Além disso, o sistema de filtragem em três etapas do bebedouro garante uma água mais pura, fresca e oxigenada para o seu animal de estimação.

Garrafa Portátil Pet Water To Go 550ml com Filtro de Carvão Ativado Preto Fisher Price – PP260

Last update on 2024-03-04 at 00:47 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

Aperte o botão para liberar e interromper o fluxo de água

Filtro de carbono ativado: filtra duplamente a água: quando liberada e também ao retornar, evitando sujeiras externas

Não vaza: com anel de vedação para que a água não vaze de jeito nenhum!

Use uma mão só: pressione o botão para liberar água e solte para interromper o fluxo

Indicado para cães de todos os portes

Bebedouro Para Gatos, Magicat Vermelho 110V Catmypet Para Gatos

Bebedouro Para Gatos, Magicat Vermelho 110V Catmypet Para Gatos
109 Avaliações

Last update on 2024-03-04 at 00:53 / Affiliate links / Images from Amazon Product Advertising API

Estimula o consumo de até 3x mais água

Economiza água. O porquê: a água colocada no baldinho é consumida na sua totalidade e reabastecida a medida que acabar. É hora de dar fim aos desperdícios das trocas diárias

Não necessita da troca ou substituição de filtro. Fácil de montar e limpar, não precisa de refil como as outras fontes para gatos. A torneira MagiCat acompanha mais de 1kg de pedras naturais de rio, as mesmas utilizadas em filtros de água. Além de purificar têm também a finalidade de deixar a água sempre fresquinha.

Enfeita seu lar e ainda colabora para a saúde do seu felino.

Motor diferenciado que fica isolado acústica e termicamente. Por isso, você não terá acesso a ele (ou então eventuais pelos dos seus gatinhos)

Veja também:

Indicamos porque amamos

5/5 - (1 vote)